Associação Beneficente Sírio-Libanesa,
quase 100 anos de amor ao próximo
A CEI Creche Adélia Curi é mantida com o trabalho voluntário e obstinado da Associação Beneficente Sírio-Libanesa, criada em 1924 por jovens moças da comunidade sírio-libanesa como sociedade filantrópica de assistência a famílias necessitadas.
Sempre dedicada à causa dos menos favorecidos, a Associação foi respondendo aos desafios históricos e às transformações da sociedade paulistana, sem nunca perder a perspectiva de ajudar, cuidar e praticar o amor ao próximo.
O sonho de semear o futuro
Na década de 1980, a ideia de contribuir para a educação de crianças carentes foi sendo gestada até que em 1997 “nasceu” a CEI Creche Adélia Curi.
Hoje, a Associação Beneficente Sírio-Libanesa é uma entidade sólida, realizadora e não menos sonhadora. Presidida atualmente por Ivette Atallah, elegeu a causa da educação como instrumento de inclusão social e promoção da cidadania.
O nome CEI Creche Adélia Curi é uma homenagem àquela que liderou as iniciativas altruístas deste grupo de mulheres por 70 anos, vindo a falecer um ano antes de a creche ser inaugurada.
Os CEI Creche Adélia Curi e Semeando Futuro, referência em educação infantil
Em 2008, inauguração da Unidade 2, na gestão da saudosa presidente Naciba Anauate Elito.
Por meio da cuidadosa estrutura, a Os CEI Creche Adélia Curi e Semeando Futuro prepara meninos e meninas, de um a quatro anos, para ingressarem nas EMEI – Escolas Municipais de Educação Infantil. Hoje são 98 mas a meta até 2017 é aumentar a capacidade de atendimento para 198 crianças. Fieis à tradição quase secular de se reunirem às segundas-feiras, as senhoras da Associação Beneficente Sírio-Libanesa trabalham para honrar o padrão de excelência reconhecido pela Secretaria de Educação do Município de São Paulo, da qual é conveniada desde 2005.
Incentivo e orientação às famílias
Ao confiarem seus filhos aos cuidados do CEI Creche Adélia Curi, as famílias recebem presentes simbólicos ofertados durante as festividades do ano: ovo de chocolate na Páscoa, doces juninos e, no Natal, brinquedo e panetone. A Associação Beneficente Sírio-Libanesa oferece também acompanhamento às crianças e orientação às famílias, com reuniões e palestras com voluntários e profissionais especializados.
Captação de recursos e eventos beneficentes
A Associação Beneficente Sírio-Libanesa promove eventos para angariar recursos que visam a manter a reconhecida qualidade dos serviços prestados pelo CEI Creche Adélia Curi à comunidade:
Almoço anual
solidário
Contribuições
espontâneas
da diretoria
Contribuições de
pessoas físicas
e jurídicas
Missão, Visão e Valores
Missão da Instituição:
Proporcionar às crianças de 0 a 3 anos e 11 meses acesso a Educação Infantil, universalizada, de forma integralmente gratuita (100%), previamente selecionadas pela SME- Sistema EOL de Cadastramento, através de uma estrutura funcional e corpo docente qualificado de acordo com as exigências do Ministério da Educação/ LDB nº 9.394/96, Portarias e Resoluções da Secretaria Municipal de Educação – SME de São Paulo.
Visão da Instituição:
A Associação Beneficente Sírio Libanesa- mantenedora dos CEI Creches “Adélia Curi” e “ Semeando o Futuro”- ao definir seus objetivos futuros, busca manter a qualidade de seus serviços nas Creches, o pleno esforço de sua Diretoria na manutenção de suas atividades educacionais com vistas a ampliação do antendimento e oferta de vagas.
Valores:
A Associação Beneficente Sírio Libanesa- fundada em 1.924, mantenedora dos CEI “Creche Adélia Curi” e “Semeando o Futuro” – valoriza e cultiva princípios:
- Respeito e amor ao próximo;
- Comprometimento com suas atividades educacionais e sociais;
- Investe no crescimento profissional de seus colaboradores e corpo docente;
- Reconhece a atividade prestada pelas voluntárias e voluntários que, há décadas, mantém o compromisso de levar a frente a missão de atender crianças de zero a 3 anos e 11 meses, com excelência, em suas Creches.
Jubileu de Álamo é marcado
por livro histórico e encantador
A memória da instituição foi registrada e contada pela pesquisadora Neuza Nabhan, num profundo trabalho de resgate histórico em arquivos, bibliotecas e consultas ao acervo da própria entidade. O resultado está editado no livro Associação Sírio-Libanesa, 90 anos – Solidariedade, Civismo e Criança-Cidadã, uma obra que informa, encanta e inspira os leitores a se engajarem em causas em prol da coletividade. Se desejar obter o livro, entre em contato.
Sonhando e realizando, a obra continua
Desde 1924 até hoje, a Associação não para de sonhar e realizar. Concluimos no final de 2017 a obra da nova unidade Semeando o Futuro e já acolhemos mais 50 crianças. E o futuro há de ser próspero, com novas realizações pela educação e cidadania. Vida longa à Associação Beneficente Sírio Libanesa!